Jubileu 50 anos de Ensinar, Santificar e Reger da Catedral

Jubileu é uma solenidade da Igreja Católica celebrada dentro de um Ano Santo, mas o que difere deste é que a celebração jubilar é feita de 25 em 25 anos.

A origem do jubileu é bíblica, como é possível verificar em Levítico 25:1-17.  O ano do júbilo se abre com o toque da trombeta, chamada em hebraico “jobel”, daí o nome jubileu.  A legislação antiga previa a prática da libertação do escravo e a devolução das propriedades a cada sete anos.  A nova legislação declarou santo o quinquagésimo ano onde era proclamada a libertação para todos os moradores do país. Será o ano do júbilo, onde não semearão. Será um ano sagrado e que comerão o que o campo produzir.

Em 1967 no governo de Mário Pessoa, a então capela de São Sebastião foi demolida para construção de uma catedral. Inaugurada em 1967, o projeto é do arquiteto Salomão da Silveira. Em sua inauguração, segundo Maria Luiza Heine, a cidade foi invadida por bispos e cardeais e até o representante do papa, o Núncio Apostólico, D. Sebastião Baggio veio para a inauguração.

Catedral  é a Igreja episcopal, cujo dirigente maior é o Bispo que exerce sobre os Párocos das igrejas de sua diocese, repassando, com sua autoridade eclesiástica, as diretrizes firmadas pelo Papa. Nas catedrais é que são sepultados os bispos de uma determinada Diocese e esta é a condição para que uma igreja seja designada “Catedral”.

O Jubileu de ouro da Catedral de São Sebastião tem como objetivo celebrar  e promover a comunhão eclesial fortalecendo a diocesaneidade sob o olhar maternal de Nossa Senhora. Ademais, proporcionar a Igreja Particular a graça de um tempo novo de anuncio do evangelho, estimulando as pastorais e movimentos um novo vigor na vivência da Fé; fortalecendo a comunidade católica uma profunda experiência de perdão e reconciliação na perspectiva de ter consciência que a Catedral é o lugar onde o Bispo preside a Igreja Diocesana: ensinando, regendo  e santificando.