III CONGRESSO EUCARÍSTICO E MARIANO – O ACONTECIMENTO

”Deus Filho desceu ao seio virginal, para aí ter suas complacências e operar em segredo maravilhas de graça. Deus feito homem, encontrou sua Liberdade em se ver aprisionado no seio da Virgem Mãe; patenteou a sua força em se deixar levar por esta Virgem santa; achou sua glória e a de seu Pai, escondendo seus esplendores a todas as criaturas deste mundo para revelá-las somente a Maria; glorificou sua independência e majestade, dependendo desta Virgem amável, em sua conceição, em seu Nascimento, em sua apresentação no templo, em seus trinta anos de vida occulta, até a morte, a que ela devia assistir, para fazerem ambos um mesmo sacrifício e para que ele fosse imolado ao Pai eterno com o consentimento de sua Mãe, como outrora Isaac, com o consentimento de  Abraão à vontade de Deus. Foi ela quem o amamentou, nutriu, sustentou, criou e sacrificou por nós.”  São Luis Maria Gringnion de Montfort

Nessa perspectiva inicio esse acontecimento de graça vivido na Diocese de Ilhéus, num grande dia dedicado à Jesus Eucarístico formado no mistério inefável de Deus Pai, no seio da Virgem Mãe.

Muitas atividades tomaram conta do Zonal Centro Sul que recebeu os fiéis de todas a Paróquias de nossa diocese formando uma grande família, pois em sua programação, estava contemplado as crianças, os jovens e os adultos.

No Centro de Convenções as famílias  e as crianças e, no Ginásio de Esportes os jovens. A alegria tomou conta de uma multidão aproximadamente de três mil pessoas, muitas delas, em caravanas vinda de outra cidades que fazem parte da Diocese de Ilhéus.

Maria, Mãe de Jesus e da Igreja caminhou conosco, em silêncio, em todo momento com sua legião de Anjos representada em cada gesto dos sacerdotes que estavam liderando a grande catequese de Fé para o povo.

À tarde mais uma vez, Jesus Eucarístico caminha conosco, pelas ruas da cidade em nossa Diocese. Momento de muita Fé e emoção toma conta da avenida e Jesus ao passar, chama a cada um de nós a fazermos parte de sua Vida de Salvação. Sua chegada na Catedral, dedicada a São Sebastião, Ele, também, é recebido pela revoada dos pássaros que ali habitam numa canção celestial saudando ao Rei Jesus.

Com a Benção do Santíssimo, Ele é introduzido em sua casa e dar-se início a Celebração Eucarística, onde acontece o grande milagre, que é a transubstanciação, que, somente, acontece através do sacerdote com a imposição das mãos e de seu hálito transformando pão no corpo místico de Jesus e vinho em sangue do corpo místico de Jesus.

Jesus já nos advertiu: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida, e meu sangue é verdadeiramente uma bebida. Quem como a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. ” Jo 6, 53 – 56.

Para finalizar esse grande dia, houve um show com a banda católica Anjo de Resgate. Banda que tem como característica louvar e evangelizar através da música. Os jovens, as crianças e os adultos tomaram conta da praça da catedral e com muita alegria cantar e louvar agradecidos a Deus por ter nos dado o Seu Filho para nossa salvação e sua Mãe como estrela da evangelização.

Parabéns a todos que direta e indiretamente deram sua contribuição na realização desse Congresso:

Aos sacerdotes toda a Benção e a proteção da Mãe;

Aos jovens, as crianças e adultos toda a proteção sob o Manto protetor da Virgem Maria;

Aos organizadores, o abraço e apoio no regaço da Mãe que acolhe o Deus Filho.

A todos a Benção do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Muitos registros fotográficos e de vídeos foram feitos e aqui deixaremos alguns links para você fazer uma visita:

Movimento de Cursilhos de Cristandade GED, Ilhéus