Ano Nacional do Laicato

A partir do dia 26 de novembro, a Igreja do Brasil celebra o Ano Nacional do Laicato. A data surgiu como um marco dos 30 anos de realização do Sínodo Ordinário sobre os Leigos e também da Exortação Christifideles Laici, de São João Paulo II. O Ano Nacional do Laicato tem como tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, e como lema “Sal da terra e luz no mundo” (Mt 5,13-14).

O objetivo é celebrar a participação dos leigos no Brasil, sua organização e testemunho, aprofundando sua espiritualidade, missão e vocação. O Ano do Laicato também busca proporcionar o estudo e aplicação do documento 105 da CNBB, “Cristão leigos e leigas na Igreja e na sociedade – sal da terra e luz no mundo”, estimulando a presença e atuação dos leigos como sal, luz e fermento na Igreja e na sociedade. Diversos eixos de ação são propostos para as comunidades, paróquias e dioceses.

A abertura do Ano em cada Diocese e paróquia será realizada na solenidade de Cristo Rei, dia 26 de novembro. Na Catedral de São Sebastião, a Missa de abertura do Ano do Laicato será às 8 horas.