Campanha da Fraternidade: Fraternidade e superação da Violência

O Movimento de Cursilhos de Cristandade, de acordo seu carisma, realizou uma Mesa Redonda sobre a Campanha da Fraternidade, cujo tema é: Fraternidade e superação da violência, e, lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8).

Para abrilhantar este evento sob responsabilidade da Escola Vivencial de Formação, participaram o Bispo Diocesano, Dom Mauro Montagnoli, o Professor Joilson; o vereador Makrise Angeli;  o Cap. Lima; e, a Psicóloga Isis Sodré.

Com esse formato cada um apresentou as causas e consequências da violência estabelecida em nossa sociedade e, sobretudo apontando pistas de possíveis soluções em curto, médio e longo prazo nas áreas da religião, da educação, da segurança pública, da sociedade civil e da psicologia.

O trabalho que a Polícia Militar vem desenvolvendo é de muita importância, pois preza, também, pela prevenção ressaltando que a pobreza não é causa de criminalidade e sim a falta de estruturação da família.  Por fim algumas pistas foram citadas, como: construção de escolas com espaço digno de sua função que é, segundo o Professor Joilson, de ensinar; construção de áreas de lazer como praças, quadras esportivas e demais para que as crianças e jovens possam usufruir do bom relacionamento de amizade; ampliação do convênio entre Polícia Militar e Escolas na prevenção da violência, além de ações educacionais, sociais e religiosa entre escola – polícia – Igreja – prefeitura municipal. O vereador Makrise ressaltou a importância do resgate, por parte, da câmara dos vereadores, da construção e concretização de um planejamento de curto, médio e longo prazo na questão da superação da violência.

Conclusão: precisa-se, por parte de todos, um envolvimento maior nas questões sociais, educacionais e religiosa voltadas para as famílias onde elas possam superar e viver na fraternidade e no amor que Jesus nos ensinou.